terça-feira, 18 de abril de 2017

Atitudes X Consequências ( da quebra de uma aliança com Deus)

1. Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe.
2. O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram.
3. Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos.
4. Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos,
5. morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os seus dois filhos e sem o seu marido.
(Rute, 1)

Algumas consideracões:

* Toda a região passava por fome e sequidão.
* Emileque teve várias consequências por ter saído do lugar da benção para buscar saciar seus desejos
*Para Emileque sua situação difícil,a fome, era desculpa para sair do lugar que Deus queria para ele

* fome= pecado

* Emileque achou que a fome que sua família passava era maior que a fome que toda a nação passava.  Por causa disso Emileque vai se arriscar em Moabe. Muitas vezes achamos que os nossos problemas é maior e mais grave que todo mundo.

Consequências dos atos de Emileque:

☆ Os seus filhos se casam com mulheres de uma nação pagã. Quando decidimos sair do centro da vontade de Deus, nossa família é tocada no sentido de destruição.

☆ Eles se distanciaram da presença de Deus. Seus envolvimento era com uma terra pecaminosa e fora da vontade de Deus. Existe uma separação entre Deus e eles. Talvez hoje sua distância de Deus não seja geográfica,você pode estar envolvido na igreja. Porém sua distância pode ser emocional, espiritual. Sua aliança com Deus não tem seu coração por completo.

☆ Emileque se distanciou e levou consigo outras pessoas. Sua família,  por exemplo, foi a mais tocada. Quando nos distanciamos da vontade de Deus,  quem está ao nosso lado são os mais afetados. Contaminamos quem está ao nosso lado. A sua decisão de manter distância influencia  a outros.

☆ Emileque provou a morte na terra de Moabe. Seus filhos morreram, sua mulher ficou desamparada. Sua intenção ,talvez, era só dar um "tempo de Deus". Porém ele não teve tempo de retornar ao centro da vontade de Deus . Sua intenção pode ter sido boa: livrar sua família da fome. Porém ele não teve a oportunidade de voltar ao lugar da benção.

6. Quando Noemi soube em Moabe que o Senhor viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra.
7. Assim, ela, com as duas noras, partiu do lugar onde tinha morado. Enquanto voltavam para a terra de Judá,
18. Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais.
22. Foi assim que Noemi voltou das terras de Moabe, com sua nora Rute, a moabita. Elas chegaram a Belém no início da colheita da cevada.
(Rute, 1)

☆ A mulher de Emileque, Noemi, decide voltar ao centro da vontade de Deus.  Saíram  cheias desse lugar, porém voltaram vazias e destruídas.

♡♡Conclusão ♡♡

O Espírito Santo  quer nos levar a refletir a não deixar o lugar que Deus quer pra gente de jeito nenhum. Pode vim lutas e dificuldades, mas nada pode nos levar nos distanciar do lugar que Deus nos quer.
O milagre e a visita de Deus em nossas vidas é na terra que Deus nos plantou. Devemos firmar nossas estacas. E não nos deixar as dificuldades nos levar para outras terras, onde ficaremos  vazios e destruídos e muitas vezes não teremos a oportunidade de voltar ao lugar da benção,  igual Noemi teve, porém seu marido Emileque não teve, ele morreu longe da vontade de Deus.

domingo, 29 de janeiro de 2017

Onde estão os outros?


             
 

11. A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galiléia.
12. Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância
13. e gritaram em alta voz: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!”
14. Ao vê-los, ele disse: “Vão mostrar-se aos sacerdotes”. Enquanto eles iam, foram purificados.
15. Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz.
16. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano.
17. Jesus perguntou: “Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove?
18. Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?”
19. Então ele lhe disse: “Levante-se e vá; a sua fé o salvou”.
(Lucas, 17)


Consequências  da lepra?

* Lepra trás  destruição ao físico,  defornava o corpo.
* A lepra destruía o emocional da pessoa, pois excluía a pessoa do convívio social com os outros e com quem ela amava. Trás isolamento à pessoa.
* A lepra é sinônimo de pecado.


Considerações:

A cura dos 10 leprosos

●Jesus leva esperança a 10 leprosos.

●Os leprosos gritaram em alta voz.

●Jesus responde os leprosos de longe.

● Os 10 leprosos foram limpos no meio do caminho. Pela  palavra de Jesus foram curados. Eles foram curados enquanto estavam caminhando.

● Um só leproso voltou até Jesus. Um só reconheceu de onde veio a sua cura e voltou para adorar a Jesus. Pois o que ele encontrou não foi só a cura física, mas ele encontrou-se com o amor de Jesus.

● O ex leproso queria adorar, intimidade, um encontro verdadeiro com Jesus.

● O ex leproso foi curado na alma. Encontrou através de Jesus a vida eterna.

● Voltar e se derramar aos pés de Jesus, esse é o segredo.


domingo, 22 de janeiro de 2017

Relacionamento às escuras

1. Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.
2. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.
3. Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.
4. Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!”
5. Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
6. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
7. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
(João, 3)

Considerações:

* Nicodemos teve anseio e desejo de estar com Jesus.

* Nicodemos vai até Jesus a noite. Porque será que esse momento foi escolhido por esse homem? Talvez pelo seu status e sua posição na sociedade.  Ele não queria colocar em risco a sua posição de autoridade diante da sociedade.  Assim a noite ficaria difícil seu reconhecimento pelas pessoas. E foi se encontrar com Jesus, às escondidas,  no escuro. 

*Nicodemos queria a proposta de viver uma vida dupla.
Essa proposta de vida dupla temos até hoje.
Quantas "vidas duplas" encontramos hoje.?São vidas que não tiveram um encontro às claras com Jesus.

* Relacionamento com Jesus às escuras.  É isso que você quer?
Porta do relativismo. Nada é absoluto. Isso também muitos querem quanto ao seu relacionamento com Deus.
O exemplo da igreja primitiva era "tudo ou nada". Estar ou não se relacionando com Deus de verdade. Hoje a essência, que era pura e original,está misturada e águada, experiências que não transformam.

Conclusão

* Hoje vivemos um evangelho águado.  Não estamos dispostos a viver em Cristo,  a perder tudo por Ele. Vivemos uma vida dupla, queremos encontrar com Jesus às escuras.

* Devemos viver um evangelho de compartilhar vida, vida de Jesus.  Se não temos coragem de fazer isso, vivemos um relacionamento com Cristo às escuras.

*Devemos viver na Luz, onde Cristo está.   Sair do escuro é assumir  as responsabilidades e consequências de amar e ser amado por Cristo. Além de ter um relacionamento fiel e leal com Jesus. E assim enradiar com a luz da vida de Cristo em outras pessoas.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Alargue suas tendas e firme suas estacas

1. “Cante, ó estéril, você que nunca teve um filho; irrompa em canto, grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto; porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido”, diz o Senhor .
2. “Alargue o lugar de sua tenda, estenda bem as cortinas de sua tenda, não o impeça; estique suas cordas, firme suas estacas.
3. Pois você se estenderá para a direita e para a esquerda; seus descendentes desapossarão nações e se instalarão em suas cidades abandonadas.
4. “Não tenha medo; você não sofrerá vergonha. Não tema o constrangimento; você não será humilhada. Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez.
5. Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.
(Isaías, 54)

Promessas extraordinárias para o povo de Deus.
Tudo o que Deus faz por nós tem um porquê.
Deus quer que transbordemos  para  todos os lados e não apenas fiquemos cheio dele.

Amém???