1. Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe.
2. O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram.
3. Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos.
4. Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos,
5. morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os seus dois filhos e sem o seu marido.
(Rute, 1)
Algumas consideracões:
* Toda a região passava por fome e sequidão.
* Emileque teve várias consequências por ter saído do lugar da benção para buscar saciar seus desejos
*Para Emileque sua situação difícil,a fome, era desculpa para sair do lugar que Deus queria para ele
* fome= pecado
* Emileque achou que a fome que sua família passava era maior que a fome que toda a nação passava. Por causa disso Emileque vai se arriscar em Moabe. Muitas vezes achamos que os nossos problemas é maior e mais grave que todo mundo.
Consequências dos atos de Emileque:
☆ Os seus filhos se casam com mulheres de uma nação pagã. Quando decidimos sair do centro da vontade de Deus, nossa família é tocada no sentido de destruição.
☆ Eles se distanciaram da presença de Deus. Seus envolvimento era com uma terra pecaminosa e fora da vontade de Deus. Existe uma separação entre Deus e eles. Talvez hoje sua distância de Deus não seja geográfica,você pode estar envolvido na igreja. Porém sua distância pode ser emocional, espiritual. Sua aliança com Deus não tem seu coração por completo.
☆ Emileque se distanciou e levou consigo outras pessoas. Sua família, por exemplo, foi a mais tocada. Quando nos distanciamos da vontade de Deus, quem está ao nosso lado são os mais afetados. Contaminamos quem está ao nosso lado. A sua decisão de manter distância influencia a outros.
☆ Emileque provou a morte na terra de Moabe. Seus filhos morreram, sua mulher ficou desamparada. Sua intenção ,talvez, era só dar um "tempo de Deus". Porém ele não teve tempo de retornar ao centro da vontade de Deus . Sua intenção pode ter sido boa: livrar sua família da fome. Porém ele não teve a oportunidade de voltar ao lugar da benção.
6. Quando Noemi soube em Moabe que o Senhor viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra.
7. Assim, ela, com as duas noras, partiu do lugar onde tinha morado. Enquanto voltavam para a terra de Judá,
18. Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais.
22. Foi assim que Noemi voltou das terras de Moabe, com sua nora Rute, a moabita. Elas chegaram a Belém no início da colheita da cevada.
(Rute, 1)
☆ A mulher de Emileque, Noemi, decide voltar ao centro da vontade de Deus. Saíram cheias desse lugar, porém voltaram vazias e destruídas.
♡♡Conclusão ♡♡
O Espírito Santo quer nos levar a refletir a não deixar o lugar que Deus quer pra gente de jeito nenhum. Pode vim lutas e dificuldades, mas nada pode nos levar nos distanciar do lugar que Deus nos quer.
O milagre e a visita de Deus em nossas vidas é na terra que Deus nos plantou. Devemos firmar nossas estacas. E não nos deixar as dificuldades nos levar para outras terras, onde ficaremos vazios e destruídos e muitas vezes não teremos a oportunidade de voltar ao lugar da benção, igual Noemi teve, porém seu marido Emileque não teve, ele morreu longe da vontade de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário