terça-feira, 7 de outubro de 2014

A importância de um Tempo Sozinho com Deus (TSD)



JESUS TINHA PAZ E ORDEM EM SEU INTERIOR

O segundo passo que podemos aprender com Jesus é que, apesar de ser todo tempo observado, vigiado (até mesmo perseguido), questionado, cobrado... Jesus manteve a calma. Precisamos como cristãos buscar aprender com Jesus: seu exemplo e como ele cultivava um espírito manso e humilde apesar de tanta pressão externa. Mas não é difícil aprender o segredo. Jesus colocava primeiramente ordem em seu mundo interior, para depois colocar ordem em seu mundo exterior.

JESUS MANTINHA COMUNHÃO ÍNTIMA COM O SENHOR O TEMPO TODO.

Nos dias atuais, principalmente em nosso mundo ocidental, encontramos grande dificuldade em manter uma disciplina espiritual: tempo devocional com Deus. Cada cristão sabe que é vital para que tenhamos uma vida vitoriosa em todos os sentidos, manter comunhão com o criador, lendo e meditando na Palavra, orando e intercedendo.

Mas o que acaba dificultando tanto o cristão de praticar a devocional diariamente? Seria o tempo que é escasso ou seria falta de tempo?


Faça uma análise rápida de sua devocional através dos seguintes comentários:

  •   As minhas atividades externas estão um caos e sinto o meu mundo interior desabando, acabo buscando a Deus somente em momentos de desespero e sofrimento.
  •   Sinto-me anêmico espiritualmente, ouço a Palavra na igreja, mas não consigo começar e continuar na leitura da Palavra de Deus.
  •    Sobra tão pouco tempo durante meu dia, que mal consigo ler um salmo.
  •   Às vezes consigo parar uma vez por semana para ler e orar. Sinto-me tão bem naquele dia em que faço isto! Mas os outros dias a tensão retorna.
  •   Quando leio a Bíblia, não entendo muita coisa, então fico desanimado em ler.
  •   Não tenho um canto quieto em minha casa que posso parar para ouvir a voz de Deus e gastar tempo com Ele.

Se você se encaixa estes comentários ou em outros que o impedem de cultivar um “jardim regado” de relacionamento com Deus. Lembre-se é preciso ter uma disciplina espiritual, que é a única saída para colocar em ordem o seu mundo interior e então o exterior também será alcançado.

1ª PRIORIDADE EM SUA VIDA: TEMPO COM DEUS.
Você precisa de silêncio e isolamento. Assim como Jesus encontrou (mesmo que fosse de madrugada) um tempo a sós com Deus. É verdade, o mundo já está cercado de barulho, que a nossa mente condiciona-se a uma super- atividade. E quando paramos para ler e meditar, é a nossa mente, em primeiro lugar que é o maior impedimento para termos um tempo de qualidade com o nosso Senhor. Ou em casos de pessoas muito “ativas”, até mesmo o fato de dar uma parada, isto parece ociosidade, preguiça, o corpo reage, a mente agita-se, e você acaba cobrando-se correr para a próxima atividade que precisa ser feita pensando: “Ah Senhor, perdoa-me não estou conseguindo me concentrar agora, preciso correr para o trabalho, ou as tarefas de casados filhos...”


Então vamos aprender algumas ferramentas que nos ajudarão a cultivar um “jardim regado” maravilhoso em nosso interior:

ü  O local e o horário
Descubra o local e o horário que todos os dias você possa marcar um encontro especial com Deus. Anote em sua agenda. Acredite, Jesus estará lá, com grande expectativa para ter comunhão contigo.

ü  Aquecimento espiritual
            É natural que quando você começa a disciplinar-se a manter o seu tempo com Deus, sua mente reaja com preguiça e distração. Algumas sugestões para “aquecer” o seu espírito durante os quinze primeiros minutos:
·         Comece com um hino de adoração. Ouve e pense na letra, deixe-se levar orando... Prossiga abrindo a Palavra e lendo. Você pode ler um capítulo ou um livro, ou estudar versículos dentro de um tema: unidade, amor, paz, etc.
·         Comece escrevendo em um caderno como está se sentindo, o que está pensando, seus sonhos. Conforme estiver escrevendo, dialogue com o Espirito Santo. Ele te guiará a textos bíblicos, oração e louvor.
·         Comece lendo um salmo em voz alta e ore também em voz alta. Ore com sinceridade, abra a bíblia e leia até sentir que o seu coração está sintonizado ao Espírito Santo.
·         A prática de se ter um caderno onde cada dia você registra algo que sentiu ou pensou no seu tempo com Deus. Você relê do dia anterior, apresenta ações de graças, acrescenta lista de intercessão e assim por diante... Destas anotações surgirão mensagens, palavras genuínas que fluirão através de sua vida.



DÊ UMA PARADA AGORA E OLHE SUA AGENDA. Sabemos que ela é preenchida primeiramente por seu horário de trabalho e/ou estudo, mas vamos priorizar a parte principal: O SEU TEMPO COM DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário