quinta-feira, 13 de setembro de 2012

COMO FAZER UMA ALIANÇA COM DEUS


Tema: Aliança com Deus
Gênesis 12.1-3
Sem dúvida a história de Abraão é uma das maiores referências para nós no Antigo Testamento por que ele foi chamado “pai da fé”  e “amigo de Deus”. Por isso a Aliança de Deus com Abraão nos ensina como podemos fazer uma Aliança com Deus.
COMO FAZER UMA ALIANÇA COM DEUS?
Vamos aprender a partir da experiência de Abraão como fazer uma Aliança com Deus em três momentos preparativos para este pacto:

1- Aliança de FidelidadeGênesis 14.18-20
Abrão lutou contra cinco reis da região de Sodoma para defender Ló e seus familiares. Quando voltava da batalha encontrou o sacerdote Melquisedeque, que significa ‘rei de justiça’. Melquisedeque era sacerdote do Deus Altíssimo e só apareceu este momento para abençoar Abraão.
O que Melquisedeque fez? Partilhou pão e vinho com Abrão, abençoou Abraão com bênção sacerdotal.
O que Abrão fez? De tudo o que tinha entregou o dízimo ou décima parte. Foi a primeira vez que alguém deu dízimo pela fé.
O que devemos fazer para ter uma Aliança de Fidelidade? O fato de Abrão ter ceado pão e vinho e entregado o dízimo significa fidelidade a Deus. Do mesmo modo devemos ser fiéis ao Senhor. A Santa Ceia significa a renovação da Aliança e o Dízimo compromisso de fidelidade a Deus. Aliança com Deus significa ser abençoado, mas também ser fiel ao Senhor. Deus é fiel em sua Aliança.
Seja fiel em sua Aliança com Deus!

2- Aliança de FéGênesis 15.5,6
O problema de Abrão é que não tinha filhos e sonhava em ser pai. Abrão se preparou psicologicamente para entregar sua herança a seu empregado mais velho chamado Eliézer, contudo Deus lhe disse que não seria assim, pois ele teria um filho. Mas ele já tinha 99 anos e sua esposa 90. Parecia algo impossível. Porém Deus lhe prometeu que lhe daria não somente um filho e sim uma multidão de filhos que seria uma grande nação. Deus chamou Abrão para fora da tenda e lhe mandou contar as estrelas se pudesse para saber como seria sua posteridade. Somente com este gesto Abrão creu no Senhor.
O que Abrão fez para ter uma Aliança de Fé? Ele saiu de sua tenda, contou as estrelas e creu em Deus.Saiu da sua zona de conforto, comodismo, isolamento e religiosidade. Teve uma atitude.
O que precisamos fazer para ter uma Aliança de Fé?Comece a imaginar o que Deus pode fazer de melhor por você. Se ocupe com pensamentos úteis, que te acrescentem fé.
“Abrão creu em Deus e isso lhe foi imputado por justiça” (v.6). Simplesmente creia! Nós não somos justos nem merecedores do amor de Deus, mas quando cremos somos justificados por Deus. A Aliança de Deus é feita pela Fé, não é algo humano e sim Divino baseado tão semente em sua fé.
Creia em Deus e faça uma Aliança de fé com o Senhor!

3- Aliança de ConversãoGênesis 17.1-11
Após uma caminhada de preparação, chega o momento de Deus fazer Aliança com Abrão. A primeira coisa que Deus faz para marcar este momento é mudar o nome de Abrão (pai exaltado) para Abraão que significa ‘pai de nações’ e o nome de sua esposa Sarai (minha princesa) para Sara com sentido de princesa e ‘mãe de povos’. A mudança de nome tem sentido de mudança de vida ou conversão. Mudança de nome significa transformação  de vida. Transformação ou conversão. É preciso mudar algo em nossas vidas. Se você tinha nome de que fazia algo errado terá bom nome de que vive uma nova vida. Deus mudava os nomes dos homens como sinal de que havia transformado seus corações. A Palavra de Deus promete que quando chegarmos à glória receberemos um novo nome.
Toda Aliança tem uma parte que deve ser cumprida para cada lado como sinal do pacto. No momento da Aliança Abraão prostrou-se em terra e Deus lhe disse qual a sua parte na Aliança que seria fazê-lo ser pai, abençoar sua descendência de modo que se multipliquem na terra  e a posse de toda a terra por onde já tinha peregrinado. A parte de Abraão seria circuncidar todos os homens marcando-os em sua carne com o sinal visível da Aliança para sempre.
O que Abraão fez para ter uma Aliança de Conversão? Ele obedeceu ao chamado de Deus para santidade, mudou de vida e de nome e fez um pacto visível com Deus.
O que precisamos fazer para ter uma Aliança de Conversão? Deus quer que tenhamos uma vida de santidade. O que é viver em santidade? É andar na presença de Deus e buscar se aperfeiçoar a cada dia fugindo do pecado e de toda aparência do mal, por que sem a santificação ninguém verá o Senhor.


CONCLUSÃO:
Deus já fez Aliança conosco. É momento de nos conscientizarmos disso e fazer uma Aliança com Ele também. Como Abraão, esta Aliança deve ser de Fidelidade a Deus em tudo, uma Aliança de Fé para em cada situação crermos no Senhor e uma Aliança de Conversão buscando a cada dia a santidade de vida.

FAÇA UMA ALIANÇA COM DEUS!