terça-feira, 21 de maio de 2013

DANÇAS MINISTERIAIS


ESTUDO SOBRE DANÇA APOSTÓLICA

Dança:  Arte de expressar interpretando composição coreográfica (Dicionário Aurélio)
Bailarino: Aquele que dança com habilidade que aprecia a dança nome dado ao profissional de Ballet.
Dançarino: Nome dado quando se dança outras modalidades.
Apostólico (Apostolo): Enviado, mensageiro ou embaixador. Aquele que representa a quem o enviou.


Dança Profética

Dança que tem a função de profetizar e ministrar bênçãos diversas às outras pessoas, como cura, unção etc. Essas danças podem ser em qualquer ritmo, mas têm que ter a ver com o que quer se profetizar. Pode-se profetizar salvação às nações, salvação às almas perdidas (genericamente), cura às pessoas doentes presentes ou não, etc. Os movimentos são variados, o Espírito Santo direciona. Um dos movimentos mais utilizados é a imposição de mãos sobre as pessoas, com variações. A base da dança profética é a intercessão. A partir daí, são criados os diversos passos. Também é muito frequentemente executada de forma espontânea, isto é, deixando o Espírito Santo fluir no momento da dança.


Dança Apostólica
A dança apostólica ocorre quando o adorador pela dança ou outra manifestação artística faz algo que gera influência e age diretamente na implantação do Reino de Deus na terra. É, inevitavelmente, uma dança de guerra (espiritual), um confronto entre luz e trevas, com vitória em Cristo, quando esta dança é totalmente dirigida pelo Espírito Santo. Há frutos e efeitos palpáveis, perceptíveis, como curas e libertação espiritual, conversões em massa, fruto da chegada do Reino de Deus à localidade, cidade ou País.

Filosofia Apostólico-Profética - Características e Definições
espírito das danças ministeriais é ministrar em nome de Deus aos crentes ou não crente as bênçãos, curas e vida de Deus como sinais da Presença do Espírito Santo. Os movimentos são proféticos (vem do Espírito Santo ou feito sob Sua influência; há uma unidade espiritual entre Deus e o adorador-profeta).

Espiritualmente, as "profecias" (manifestada na dança) são expressas pelo adorador em sua intimidade e comunhão com Deus, vindo de seu coração profético (apostólico, pastoral), de evangelista ou mestre, ou vêm imediatamente do Espírito como dança profética (em nível pessoal, de igreja local ou nacional) ou apostólica ("enviada" às nações e povos, em prol deles, de cidades e famílias).
A dança profética se confunde com a dança apostólica, ministração em prol da pregação do Evangelho às nações e povos pouco ou não alcançados. O nível mais elevado apostólico abrange os demais ministérios: profético, pastoral, evangelístico e mestral, daí o termo mais comumente usado ser danças ministeriais e os termos apostólico e profético virem juntos ultimamente ou substituídos um pelo outro.
Há advertências quanto a intenções da dança, explicados a posteriori no seu histórico, e que o essencial na dança profética deve ser o espírito ou senso profético, não os movimentos e sua beleza estética, pois o adorador dança em nome de Deus e de seu Espírito e não deve ser de qualquer forma, mas deve trazer vida e restauração, não morte e sensualidade. Isso se reflete até nas vestes e nos tipos de movimentos, que não devem lembrar o mundo nem feito para agradar a homens.

A Dança Apostólica: A dança enviada por Deus, para fazer uma revolução nessa  terra. Entendemos que para fazer uma revolução é necessário que uma multidão a ser envolvida. Essa unção está sobre nossas vidas!

Êxodo 15:20 "A profetiza Miriam, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças”.

A palavra nos fala a respeito de Miriam que após a vitória contra os inimigos ela sai com seu tamborim, e  com dança e uma multidão vai atrás dela, sem ser necessário de um convite dela, a unção apostólica envolve a multidão. Como dança temos o ministério com  todas as idades para trazer uma revolução no mundo. Para termos esse mover, temos que entender que temos que nos basear, na unção apostólica que esta fundamentada.

Efésios 4:11 "Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”.

Temos a Dança apostólica, porque os cinco ministérios, estão ativados em nós e como  lideres, temos que  desenvolver isso nos liderados.

1.                  Pastor (Cuidado com as ovelhas, as vidas são preciosas).
2.                  Evangelista (Sua dança salva vidas, leve o ministério para dançar na praça publica e verá quantas vidas serão salvas).
3.                  Profeta (Sua boca profetiza a palavra e acontece, como Ezequiel no vale de ossos secos).
4.                  Mestre (Conhecimento da palavra e conhecimento técnico em dança estude)
5.                  Apóstolo (Sua dança é enviada para fazer revolução na terra)

Com essa unção ativamos nossa dança apostólica e fazemos a promessa de Neemias acontecer, pois Neemias era apostólico e nosso ministério esta baseado na história de Neemias 2:17
Unção de restauração dos muros de Jerusalém, vamos restaurar as vidas por que em nós temos ativados os cinco ministérios, citados acima.

As 12 MARCAS apostólicas de Neemias
Para um líder do ministério de dança


12 FORMAS/ MANEIRAS DE LIDERAR

1. Neemias teve compaixão com as vidas - Ne. 01:03-04 = MARCA DO AMOR
 
Como líderes, temos a função de restaurar este ministério a cada dia temos que entender que vão chegar vidas assoladas e destruídas. Este sentimento de compaixão pelo povo e de amor tem que estar em nós. Assim como está escrito em I Cor. 13, "se não fosse o amor nada seria". Sem este sentimento, o ministério jamais será restaurado em algo. Por isso você foi enviado para se esvaziar e até esquecer-se de você às vezes. Neemias teve que esvazia, porque ele era copeiro do rei e tinha regalias e status, mas ele sabia que o povo era mais importante e saiu da sua posição para poder ajudá-los. Às vezes, terá que explicar várias vezes a mesma coisa para o mesmo dançarino, mas porque você se esvaziou explicará com amor. Nosso foco é zelar pelas vidas, foi para isso que o Senhor lhe escolheu. Deus entregou um povo em suas mãos!  Neemias preferiu deixar de ser copeiro e seguir o seu chamado. Nos versículos que lemos, ele sentou, chorou e lamentou, realmente consentia com as vidas. Você será uma bênção para os seus liderados, pois vai ter que marcar ensaio mesmo cansado. Às vezes tem uma pessoa não querendo ensaiar porque está com problema em casa e você agirá para que ela seja sarada, porque essa vida vale mais que o mundo inteiro. A tua preocupação tem que ser zelar pelas vidas.
Como líder apostólico tem que ter compaixão das vidas, como o Senhor em João 03:16 - Ele entregou seu único Filho por nós, porque tinha o propósito de restaurar as vidas e por isso esvaziou-se. Assim o líder tem que saber falar, ministrar, conversar e ser o pastor de Jo. 10 - aquele que cuida das vidas.

2. Neemias teve um envio - Ne. 02:05 = MARCA DO ENVIO
 
Neemias vendo aquela situação foi até o rei e pediu para ser enviado, pois sabia que o seu chamado era liderar aquele povo para restaurar os muros de Jerusalém. Assim recebeu o envio do rei para executar com autoridade para aquilo que Deus estava enviando-o. Foi isso que aconteceu com você, o Nosso Rei, Jesus Cristo enviou-lhe para seu um líder apostólico naquele local, para restaurar, construir e zelar pelo ministério de dança na sua igreja. Às vezes, achamos que Deus não presta atenção, mas Ele quer fazer os desejos dos nossos corações. O propósito de Deus para um líder é de levantar um povo, este é o envio. Isso é uma bênção, porém este é um trabalho árduo e extenso que o Senhor escolheu você. Este chamado tem que arder no seu coração para que esse povo seja levantado para adorar a Deus.  Neemias foi enviado com autoridade pelo rei.  E a partir do momento que há um envio para ser líder, Deus envia capacidade e  autoridade.

3. Neemias fez uma aliança com o rei - Ne. 02:06 = MARCA DA ALIANÇA
 
Neemias deixou de ser copeiro com o único objetivo de restaurar aquela cidade e após o término voltaria a sua função, por isso que o rei o liberou. Esta foi à aliança firmada com o rei. O líder da dança tem que ter esta aliança com o Senhor de ter um único propósito, o de abençoar a vida do povo e não de trazer contenda e machucar o povo. O Senhor liberou você para ser líder para ser uma bênção como diz em Genesis 12:2 "Se tu uma bênção". O ministério pode ter apenas um, glorifique ao Senhor. Com a sua dedicação e esforço, Deus prosperará o teu ministério. É muito forte ter uma aliança com Deus, pois o líder que não tem aliança não sabe o que faz com o povo, pois ele é um formador de opiniões e o que falar seus liderados acreditam e acatam.  Sem a direção do Senhor, a dança pode virar apenas técnica ou só oração e pouco ensaio técnico. Com isso, notamos a importância de ter a aliança com Deus, pois Ele mostrará o que estabelecer na dança para ser uma bênção e fazer o líder um pastor de ovelhas.

4. Neemias estava debaixo de uma cobertura apostólica - Ne. 02:07-08 = MARCA DE ESTAR DEBAIXO DE UMA COBERTURA APOSTÓLICA
 
Para continuar esta obra, Neemias precisava falar novamente com o rei para liberar as compras de materiais e ter o direito de ir e vir em qualquer cidade. Um líder, sempre está debaixo de uma cobertura, porque é ele que vai dar as matérias para a dança acontecer. O líder de dança sabe o que é a dança, às vezes a autoridade que está acima do líder da dança muitas vezes não, mas ele espiritualmente vai dar direcionamento o que deve ser feito, virará bênção para sua vida vivendo debaixo de uma cobertura. Temos que se submeter à autoridade espiritual, naquilo que Jesus designou, ele como Cabeça e nós como membros. É Ele quem direciona e toda autoridade que há na terra foi constituída por Deus. Temos uma visão, um bispo ou pastor para compartilharmos idéias e ele dará cobertura. Há a necessidade deste envio para essa idéia ser um sucesso. Como um guarda-chuva em dias de chuva que te protege e cobre. Lembre-se que nunca bate de frente com uma autoridade, se a ferir, ferirá a Cristo, pois foi Ele quem a constituiu. Você como líder quer prosperar comece você tendo obediência a ficar debaixo de uma cobertura e isso se refletirá no seu ministério com seus liderados

5. Neemias perseverou - Ne. 02:10-20 = MARCA DA PERSEVERANÇA
 
Neemias ficou sabendo que Sambalate e Tobias não estavam gostando do que ele faria em Jerusalém, mas Neemias nem se incomodou e foi para cidade fazer o que tinha quer ser feito. O líder de dança tem que perseverar como Neemias perseverou, como está escrito em Hebreus 10:36."Com efeito, tendes necessidades de perseverança, para que, havendo a vontade de Deus, alcanceis a promessa".
Vamos perseverar porque toda obra tem um propósito, por isso Sambalate e Tobias querem se levantar para impedir. Neemias continuou firme, não desanimou e perseverou. Resista o diabo e ele fugirá de vós!

6. Neemias uniu o povo (para trabalhar) - Ne. 02:01-11 = MARCA DA MOBILIZAÇAO
 
Neemias sabia que sozinho não conseguiria construir aquele muro. Então em uma oportunidade declarou a situação para o povo e chamou o povo para que juntos restaurassem os muros que estavam assolados. Ele sabia que sozinho não fazia nada e sabia a verdade de Salmos 133:1 "Oh, Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos". Somos um corpo que anda em unidade, com a cabeça, de Jesus Cristo. Satanás sabe que juntos não há espaço para ele trabalhar, por isso quer impedir está união. O líder reúne o povo e caminha junto. Com essa união, o objetivo já não era mais só de Neemias, era também do povo. Assim será com você, todo mundo vai querer andar contigo e estar no mesmo propósito. Deus dará unidade no ministério.

7. Neemias tinha uma estratégia - Ne. 04:07 e 15-16 = MARCA DA ESTRATÉGIA
 
Sambalate e Tobias foram de novo oportunos à vida do povo, e Neemias orou a Deus para buscar uma estratégia para aquele povo não parar de trabalhar. Assim colocou guardas no muro com lanças e escudo para proteção, enquanto os outros trabalhavam. Tem estratégias que implantou na igreja e não deu certo, você vai orar porque o diabo não vai colocar este sentimento de desistir, pois seu ministério não andará de altos e baixos. O senhor constitui você como um líder apostólico  para segurar o povo, com ensaios e palavras do Senhor. A nossa dança tem que ser associada à palavra, tem que haver estratégia para o povo da dança estar aceso e multiplicar. Nunca eles vão parar de trabalhar para o Senhor!

8. Neemias era uma oferta no altar - Ne. 05 = MARCA DA ENTREGA INCONDICIONAL
 
O povo estava vivendo a escassez, pois tinham acabado de ser destruído e os donos das terras onde eles moravam começaram a cobrar as dívidas. Neemias vendo aquela situação fez os sarcedotes fazer uma promessa que não iriam sugar mais o povo. Foi constituído governador e alimentava aquele povo.
Como líder entregamos uma oferta ao Senhor, não deixando o povo ser assolado e não parar a obra.  Não podemos deixar o povo ficar sem dançar, ensaiar, ter um figurino, fazer aulas de dança ou igreja por causa de problemas financeiros, seu papel de líder é ter uma entrega incondicional para habilitar o povo e acompanhando-o, para eles obterem sucesso.

9. Neemias tinha santidade - Ne. 06:01-14 = MARCA DA SANTIFICAÇAO
 
Pela quarta vez o inimigo queria tirar Neemias de vez da obra, mais porque, ele tinha santidade o inimigo não conseguiu pára-lo. Você como líder tem que ter santidade. Tome cuidado você como profissional de dança, com as danças no meio secular, figurinos  e coreografias, ou ainda que você líder não tenha essa vivencia no secular, mas o diabo quer roubar tua santidade seja em pensamentos, atitudes, quebra de alianças enfim, pecado não combina com o altar. Satanás queria que Neemias pecasse, para ser exposto e não ser governador, mais ele tinha discernimento que era uma armadilha. Tenha isso em seu coração, não se contamine, ore e jejue se santifique para que você possa ver a Glória do Senhor no ministério. O inimigo quer te pegar de vez, para acabar com seu chamado e liderança, mais como Neemias foi santo, você será. Fuja de tudo que tira o teu foco, pois sua santidade é para glorificar o Senhor. Se preserve, o seu corpo é templo do Espírito Santo. Você não foi chamado para ser motivo de escândalo, mas para ser diferente.
Quem é santo vê a glória de Deus!

10. Neemias conseguiu a restauração - Ne. 06:15 = MARCA DO SUCESSO
 
Acabou-se, pois, o muro em cinqüenta e dois dias. Neemias viu a restauração daqueles muros conseqüentemente daquele povo, a obra foi realizada. Sempre Deus te colocará em honra milagrosamente em tempo recorde, você para Senhor vai realizar como está nas palavras liberadas para igreja o que iríamos demorar um ano iremos demorar um mês, um mês uma semana. Os seus objetivos vão ser realizados em tempo recorde.

11. Neemias ensinou o povo a crescer espiritualmente (na palavra) - Ne. 08,09-13 = MARCA DA FORMAÇAO
 
Neemias ensinou o que era principal, a palavra. Ele primeiro restaurou o muro, para depois ensinar a palavra. Pois a palavra era a luz e o povo foi sendo formado. Esse ensinamento foi importante para que o povo fosse constituído espiritualmente. A nossa formação vem da palavra, temos que formar obreiros aprovados do Senhor, porque assim o diabo não pode parar as nossas vidas. Assim o povo começa a confessar os pecados e ser restaurado. Como líder busque ser formado ter curso de escola de profetas, cura e libertação, oficiais, curso de dança para formar um povo que tenha intimidade com o Senhor.

12. Neemias formou vários Neemias - Ne. 13:30  = MARCA DA SUCESSAO
 
No final da reconstrução Neemias já tinha formado sarcedotes, levitas para organizar a cidade, limpando toda estrangeirice. Este é o seu chamado formar vidas na visão, tirando da contaminação do mundo e formando adoradores ao Senhor.


Conclusão

O Reino de Deus tem a Dança Apostólica, na igreja, como um instrumento:

De salvação
- Objetivo da dança profética é a salvação, proclamar o reino de Deus;
- Pecador reconhecer o Cristo como senhor e salvador. Ex: pantomima- Morte de Jesus;
- Sermos usados para converter as nações da terra;
- A obra é feita por Cristo em nós, através do espírito santo;
- Dança como celebração da salvação- filho pródigo (reconciliação do filho com o pai).

De Libertação e Cura
- A dança produz mudança de vida;
- Jeremias 31:13 relata a transformação do lamento de Israel, por causa das guerras e da separação do povo, em Júbilo, da tristeza em alegria e regozijo;
- Libertação emocional;
- Êxodo 15: 19-20- Relata a celebração do povo de Israel quando saiu do jugo, do cativeiro e o mar vermelho se abriu- celebração de vitória de libertação;
- Dança como arma de guerra, quando entramos e saqueamos o inferno proclamamos a libertação, fazendo com que cadeias e correntes sejam quebradas através da adoração profética;
- Cântico 2:8 Revela que quando saltamos, pulamos, somos curados de nossas enfermidades através da dança- cura física.

Assim como apóstolos de Deus, representamos ao nosso grande Mestre Jesus Cristo, sua vontade, seu amor, suas leis e seu grande plano de salvação para a humanidade. Tal ato, vivenciamos através de movimentos expressados pelo nosso corpo, de forma leve, espontânea e guiada pelo Espirito Santo, que leva o nome, simplesmente de DANÇA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário