quinta-feira, 5 de março de 2015

As bençãos de quem estabelece uma aliança e não a quebra

Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe.
O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram.
Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos.
Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos,morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e o seu marido.

Resultado de imagem para aliança inteira e quebradaRute 1. 1-5


 Elimeleque o quebrar a aliança com seu povo e ir para Moabe levou sua família junto para um caminho de maldição. O fim foi sua própria morte e a de seus filhos. Ficando Noemi e suas noras Orfa e Rute.





Quando Noemi soube em Moabe que o Senhor viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra. Assim ela, com as duas noras, partiu do lugar onde tinha morado. Enquanto voltavam para a terra de Judá,
Noemi disse às duas noras: "Vão! Voltem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo. O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido". Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar bem alto e lhe disseram: "Não! Voltaremos com você para junto de seu povo! "
Disse, porém, Noemi: "Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos? Voltem, minhas filhas! Vão! Estou velha demais para ter outro marido. E mesmo que eu pensasse que ainda há esperança para mim — ainda que eu me casasse esta noite e depois desse à luz filhos, iriam vocês esperar até que eles crescessem? Ficariam sem se casar à espera deles? De jeito nenhum minhas filhas! Para mim é mais amargo do que para vocês, pois a mão do Senhor voltou-se contra mim! "
Elas então começaram a choram bem alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela. Então Noemi a aconselhou: "Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela! "
Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!
Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! " Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais.

Rute 1.6-18

  • Noemi libera suas duas noras para viverem sua vida de outra maneira, conforme o costume de seu país, em prol de si mesmas.
Sempre haverá momentos em nossas vidas como este. Decidir continuar ou não e o caminho que devemos tomar está em nossas mãos.

  • Orfa representa uma aliança não durável. Ela abandonou a sogra mais tarde. Ela concluiu que deveria voltar e que não estava disposta a continuar com Noemi.
Em nosso caminho sempre haverá propostas para voltarmos atrás com a aliança que propomos a alguém, a decisão de continuar ou não é unicamente nossa.

  • Orfa tinha sentimentos, mas não tinha raiz.
Precisamos nos enraizar com Deus, nossa igreja e liderança. Assim fica mais difícil de quebrarmos uma aliança já proposta.

  • Rute representa uma aliança eterna. Ela não abandonou a sua sogra. Ela não visava retorno, mas entrega total, sem trocas. Rute continuou sua caminhada com Noemi sem saber onde iriar dar. Sua aliança com Noemi era independente do que poderia ser oferecido ou não.
Aliança não deve ser feita só de afeição, mas sim de respeito.




Porque alguns não valorizam uma aliança eterna e outros valorizam?

Porque alguns tem raízes e outros não?

Porque alguns são conquistados por completo e outros não?

Porque uns desistem e outros não?


Essas perguntas se respondem através do nível de aliança que uma pessoa tem com outras pessoas.

Resultado de imagem para aliança inteira e quebrada

As bençãos pra quem tem aliança como exemplo de Rute:

  • Tem a história expandida para ser motivação para os outros
  • Tem o nome no LIVRO da VIDA.
  • A quebra de maldições.
  • A oportunidade de abençoar e promover outras pessoas.
  • O melhor de Deus para a sua vida.



Uma aliança verdadeira é inquebrável, única e para sempre. Isso é a aliança de Deus  com as pessoas e principalmente com sua igreja.

Ande debaixo de aliança para que você e sua casa sejam abençoados por Deus!




Postagem inspirada na pregação da minha querida Pastora Angélica Mathias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário