quinta-feira, 28 de maio de 2015

Nabal e abigail


"Certo homem de Maom, que tinha seus bens na cidade de Carmelo, era muito rico. Possuía mil cabras e três mil ovelhas, as quais estavam sendo tosquiadas em Carmelo.Seu nome era Nabal e o nome de sua mulher era Abigail, mulher inteligente e bonita; mas seu marido, descendente de Calebe, era rude e mau.No deserto, Davi ficou sabendo que Nabal estava tosquiando as ovelhas.Por isso, enviou dez rapazes e lhes disse: "Levem minha mensagem a Nabal, em Carmelo, e o cumprimentem em meu nome.Digam-lhe: ‘Longa vida para o senhor! Muita paz para o senhor e sua família! E muita prosperidade para tudo que é teu! ’‘Sei que estás tosquiando tuas ovelhas. Quando os teus pastores estavam conosco, nós não os maltratamos, e durante todo o tempo em que estiveram em Carmelo não se perdeu nada que fosse deles.Pergunte a eles, e eles lhe dirão. Por isso, seja favorável, pois estamos vindo em época de festa. Por favor, dá a nós teus servos e a teu filho Davi o que puderes’ ".Os rapazes foram e deram a Nabal essa mensagem, em nome de Davi. E ficaram esperando.Nabal respondeu então aos servos de Davi: "Quem é Davi? Quem é esse filho de Jessé? Hoje em dia, muitos servos estão fugindo de seus senhores.Por que deveria eu pegar meu pão e minha água, e a carne do gado que abati para meus tosquiadores, e dá-los a homens que vêm não se sabe de onde? "Então, os mensageiros de Davi voltaram, e ao chegarem, relataram a ele cada uma dessas palavras.Davi ordenou a seus homens: "Ponham suas espadas na cintura! " Assim eles fizeram e também Davi. Cerca de quatrocentos homens acompanharam Davi, enquanto duzentos permaneceram com a bagagem."


"Imediatamente, Abigail pegou duzentos pães, duas vasilhas de couro cheias de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de grãos torrados, cem bolos de uvas passas e duzentos bolos de figos prensados, e os carregou em jumentos.E disse a seus servos: "Vocês vão na frente; eu os seguirei". Ela, porém, nada disse a Nabal, seu marido."




"Então Davi aceitou o que ela havia lhe trazido e disse: "Vá para sua casa em paz. Ouvi o que você disse e atenderei o seu pedido".Quando Abigail retornou a Nabal, ele estava dando um banquete em casa, como um banquete de rei. Ele estava alegre e bastante bêbado, e ela nada lhe falou até o amanhecer.De manhã, quando Nabal estava sóbrio, sua mulher lhe contou todas essas coisas; ele sofreu um ataque e ficou paralisado como uma pedra.Cerca de dez dias depois, o Senhor feriu a Nabal, e ele morreu.Quando Davi soube que Nabal estava morto, disse: "Bendito seja o Senhor, que defendeu a minha causa contra Nabal, por ter me tratado com desprezo. O Senhor impediu seu servo de praticar o mal e fez com que a maldade de Nabal caísse sobre sua própria cabeça". Então Davi enviou uma mensagem a Abigail, pedindo-lhe que se tornasse sua mulher.Seus servos foram a Carmelo e disseram a Abigail: "Davi nos enviou a você para levá-la para tornar-se mulher dele".Ela se levantou, depois inclinou-se rosto em terra e disse: "Aqui está a sua serva, pronta para servi-los e lavar os pés dos servos de meu senhor".Abigail logo montou num jumento e, acompanhada por suas cinco servas, foi com os mensageiros de Davi e tornou-se sua mulher."



           Quando o inimigo mora em sua casa?

Nabal era um homem prospero, mas também muito grosseiro e mal. Davi pediu ajuda a Nabal, ele recebeu uma resposta grosseira, ocasionando uma revolta no coração de Davi, ao ponto dele ficar determinado a exterminar toda a casa de Nabal.
Porém Abigail, como uma mulher sábia e cheio de temor de Deus, entra na frente da situação e se humilha em favor de sua casa. Por ter um coração temente a Deus, sua sabedoria faz com que Davi atenda seu pedido.
Como resposta a toda essa situação, Deus em sua justiça, faz com que Nabal morra sem que Davi derrame uma gota sequer de sangue inocente e ainda fique com todos os bens e até com a própria mulher do falecido Nabal.

Postagem baseada na Ministração do Pastor Gilson, dia 24/05/2015 - CEC de Magé


Falta de temor a Deus gera morte


"Geazi, servo de Eliseu, o homem de Deus, pensou: "Meu senhor foi bom demais para Naamã, aquele arameu, não aceitando o que ele lhe ofereceu. Juro pelo nome do Senhor que correrei atrás dele para ver se ganho alguma coisa".Então Geazi correu para alcançar Naamã, que, vendo-o se aproximar, desceu da carruagem para encontrá-lo e perguntou: "Está tudo bem? "
Geazi respondeu: "Sim, tudo bem. Mas o meu senhor enviou-me para dizer que dois jovens, discípulos dos profetas, acabaram de chegar, vindos dos montes de Efraim. Por favor, dê-lhes trinta e cinco quilos de prata e duas mudas de roupas finas".
"Claro", respondeu Naamã, "leve setenta quilos". Ele insistiu com Geazi para que aceitasse e colocou os setenta quilos de prata em duas sacolas, com as duas mudas de roupas, entregando tudo a dois de seus servos, os quais foram à frente de Geazi, levando as sacolas.
Quando Geazi chegou à colina onde morava, pegou as sacolas dos servos e guardou-as em casa. Mandou os homens de volta, e eles partiram.
Então entrou e apresentou-se ao seu senhor Eliseu. E este perguntou: "Onde você esteve, Geazi? " Geazi respondeu: "Teu servo não foi a lugar algum".
Mas Eliseu lhe disse: "Você acha que eu não estava com você em espírito quando o homem desceu da carruagem para encontrar-se com você? Este não era o momento de aceitar prata nem roupas, nem de cobiçar olivais, vinhas, ovelhas, bois, servos e servas.
Por isso a lepra de Naamã atingirá você e os seus descendentes para sempre". Então Geazi saiu da presença de Eliseu já leproso, parecido com neve."





Neste breve estudo falaremos de alguns personagens:

Eliseu: Homem que tinha o Temor do Senhor, que viveu intensamente a vontade de Deus. Discípulo de Elias procurou com intensidade a Deus, assim como Elias e seu sonho era ter a porção dobrada que seu discipulador possuía de Deus.

Naamã: Comandante do exército Sírio, que era acometido por uma doença maligna, a lepra. Foi curado depois de deixar seu orgulho e obedecer a ordem de Eliseu de mergulhar sete vezes no Rio Jordão.

Geazi: Discípulo de Eliseu. Ele não tinha temor a Deus, nem  um coração transparente com seu discipulador. Escondeu seu sentimento de cobiça e não procurou cura para sua debilidade (doença). Com isso tudo, correu a enganar Naamã para ganhar o que Eliseu negou: dinheiro, levando-o com uma só atitude perder tudo o que Deus tinha de bom para ele e ainda, recebendo a doença que Naamã tinha: a lepra.



CONCLUSÃO

Imagina o que Deus faria por Geazi ,caso ele tivesse o mesmo coração aberto para tratamento como seu discipulador Eliseu?
Uma só atitude levou a Geazi perder tudo o que Deus tinha para ele.
Geazi cobiçou o que não era dele e ainda enganou a Naamã usando o nome de Eliseu.

Devemos alinhar o nosso coração ao de nossa liderança. Sermos transparentes e receptivos a tratamentos, mesmo que isso venha muitas vezes, contrariar nossas vontades.


Tenhamos o Temor de Deus em nossas atitudes e obediência a nossa liderança!



Postagem baseada na Ministração da Pastora Flávia -  CEC de Magé